O roteiro começa na Casa das Rosas, onde os visitantes poderão conhecer uma nova faceta de D. Pedro II. No dia 09/09, das 15h às 17h, será possível conhecer a atuação do imperador como tradutor de obras clássicas. Um pesquisador organizou um volume que traz um estudo sobre a prática tradutória do imperador, bem como a transcrição da primeira tradução da tragédia Prometeu Acorrentado, de Ésquilo, feita por ele.
Na Pinacoteca de São Paulo, na região da Luz, está acontecendo a exposição “Sonia Gomes: Sinfonia de Cores”, em que a artista enfrenta o desafio de criar uma obra em escala maior, sem perder a qualidade artesanal e cromática de seus objetos. Também na Pinacoteca, está em cartaz a exposição “Marta Minujín: Ao vivo”, que apresenta a primeira mostra panorâmica no Brasil de uma das artistas latino-americanas mais relevantes da sua geração. Além disso, há uma exposição individual da artista chinesa Cao Fei, que analisa o impacto das mudanças sociais e tecnológicas no século XXI.
No Museu da Língua Portuguesa, aos sábados a visitação é gratuita, e aos domingos, todas as pessoas terão direito a meia-entrada até o fim de 2023. A instituição está com uma exposição temporária chamada “Essa nossa Canção”, que aborda a relação profunda entre a língua portuguesa e a música popular brasileira.
No Teatro Sérgio Cardoso, no dia 7 de setembro, será apresentado o espetáculo “Teatro Cego – Um Outro Olhar”, que conta com atores com deficiência visual em seu elenco, cumprindo um papel social através da arte. A peça aborda aspectos emocionais, sociais e comportamentais relacionados à deficiência visual.
Para os amantes da música, os Concertos Matinais na Sala São Paulo promovem acesso à agenda artística para toda a população. As apresentações são gratuitas e realizadas todos os domingos, trazendo os corpos artísticos da Osesp e outros grupos parceiros.
Além disso, as Fábricas de Cultura em São Paulo e região oferecem uma programação variada. Na Fábrica de Cultura Osasco, será possível conferir a exposição fotográfica “Tudo Que Vem do Nada”, que retrata a diversidade do cotidiano periférico. Já na Fábrica de Cultura Capão Redondo, haverá a atividade “Construindo Imaginários”, que propõe uma reflexão sobre a forma como aprendemos sobre a independência do Brasil nos livros didáticos. Na Fábrica de Cultura Vila Curuçá, terá a oficina “Pintando a Independência”, em que os participantes serão convidados a recriar o momento do grito da independência através de desenhos e pinturas.
Para os que vão ao litoral, uma opção de passeio é o Museu do Café, que oferece a visita à Torre do Relógio, com uma apresentação sobre a arquitetura do local e uma visão panorâmica do Porto de Santos.
E para os fãs de circo, tem a exposição “Mundo do Circo”, na Lona Exposição, que permite a interação dos visitantes com dezenas de maquetes relacionadas ao circo. Além disso, a Cooperativa de Trabalho Nacional de Circo fará um espetáculo com artistas idosos, com números de magia, malabarismo, palhaçaria e chicotes.
Essas são apenas algumas das opções culturais oferecidas no feriadão prolongado de setembro em São Paulo. É uma oportunidade para aproveitar a diversidade artística e cultural da cidade e região.