As Unidades de Saúde de Cubatão iniciaram esta semana dois novos grupos antitabagismo na cidade. Na quinta-feira (24), a Unidade de Saúde da Família (USF) da Vila São José promoveu o primeiro encontro do Grupo de Tabagismo, que contou com acolhimento e apresentação dos participantes.

“Hoje, três pessoas participaram e solicitamos que elas compartilhem a informação com familiares ou conhecidos, enquanto faremos a divulgação aqui na unidade”, explica a enfermeira Caroline da Silva Souza, que lidera a atividade junto com o médico Ruan Carlino da Costa.

Os encontros na Vila São José ocorrerão às quintas-feiras, a cada duas semanas, às 10h30. Os moradores do bairro que desejarem participar podem obter mais informações na unidade, localizada na Avenida Bandeirantes, s/n°.

Na terça-feira (22), a USF Vila Natal também deu início a um grupo antitabagismo. O primeiro encontro contou com a participação de quatro pessoas e será repetido na próxima semana, com o intuito de atrair mais integrantes. Este grupo é coordenado pela enfermeira Thaís Fonseca e pela médica Bárbara Ávila. Interessados em participar podem se direcionar à unidade na Rua dos Cravos, 331.

Durante os dois encontros, foram discutidos tópicos relacionados à dependência do tabaco, às razões que levam ao consumo do cigarro e à identificação dos gatilhos associados ao hábito de fumar. Os participantes também trocaram experiências e receberam orientações, visando reforçar a motivação para parar de fumar.

Por Toda a Cidade – Os grupos antitabagismo já foram implementados em várias unidades, como Jardim Casqueiro, Morro do Índio, Água Fria, Vila Esperança/CAIC e Vila dos Pescadores, entre outras. Essas iniciativas são parte do Programa de Controle do Tabagismo, uma política pública lançada em junho de 2025, que oferece apoio integral à população que deseja parar de fumar. O programa conta com acompanhamento multiprofissional, atividades em grupo e fornecimento gratuito de medicamentos, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.

Os encontros dos grupos têm como foco inicial trabalhar os hábitos de cada participante, como o número de cigarros consumidos por dia, o horário do primeiro cigarro, os sintomas da abstinência, episódios de recaída e as circunstâncias da vida de cada indivíduo, incluindo gestantes, idosos e pessoas com doenças.

Fotos: Divulgação

Fonte: https://cubatao.sp.gov.br/unidades-de-saude-dao-inicio-a-dois-novos-grupos-antitabagismo/

Sobre Equipe

Equipe editorial do Repórter São Paulo.

Ver todas as matérias