Os alunos terão acesso às notas na semana seguinte à aplicação, na Sala do Futuro Foto: Divulgação/Governo de SP Os alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo que participaram do primeiro simulado impresso, focado na preparação para o Provão Paulista Seriado e para o Enem, poderão acessar o resultado na próxima semana, através da Sala do Futuro, plataforma digital da rede. A correção da prova será realizada em sala de aula, onde também ocorrerá uma revisão de conteúdo. Essa iniciativa inédita é promovida pela Secretaria da Educação (Seduc-SP) em mais de 3.500 unidades escolares e tem como objetivo familiarizar os alunos com o formato das provas, gestão do tempo, preenchimento do cartão-resposta e regras dos exames oficiais.
O primeiro dia do simulado, realizado nesta segunda-feira (19), ocorreu em um ambiente tranquilo. A prova, que será aplicada em algumas escolas até quinta-feira (22), utiliza questões reais de edições anteriores do Enem para ampliar a preparação dos estudantes concluintes que já realizaram o Provão em anos anteriores. “Fizemos uma curadoria de questões do Enem, a partir do nosso banco de dados, que reúne trinta provas diferentes, para garantir a qualidade da avaliação”, afirma Jefferson Vianna, diretor de avaliação da Seduc-SP.
A curadoria priorizou questões mais fáceis e de nível médio. Essa escolha se dá pela forma de correção da prova: as questões objetivas do Enem são avaliadas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera a coerência entre os acertos. Assim, quem acerta as perguntas mais simples tende a ter uma nota maior do que aqueles que acertam o mesmo número de itens difíceis, que podem ser considerados como chutes. “Acertar as questões fáceis é sempre a melhor estratégia. Queremos que os alunos compreendam isso e também que se tranquilizem antes da prova”, acrescenta Vianna.
LEIA TAMBÉM: Ensino Médio, Técnico ou Especialização: Entenda as opções das Etecs para 2027
A redação, que pontua até 1.000 pontos, será corrigida com base em cinco competências previamente definidas. Com prática orientada, o aluno pode melhorar a nota, que possui um peso significativo na média utilizada para o Sisu e ProUni. A rede estadual busca, assim, potencializar o desempenho dos estudantes.
Para participar do simulado, os alunos foram orientados a deixar os celulares de lado, como ocorre em provas reais. O objetivo da Educação é preparar os vestibulandos para todos os aspectos vivenciados nas provas de vestibular: não se atrasar, usar o tempo da prova de forma estratégica, elaborar a redação, preencher corretamente o cartão-resposta e se manter dentro da sala de aula durante o tempo mínimo necessário, além de levar um lanche que não prejudique a concentração.
A escolha dos cursos do Provão Paulista Seriado deve ser feita pelo Portal do Provão Paulista Seriado até 27 de novembro de 2026. Cada estudante pode optar por até quatro cursos. Além do Enem, o Provão Paulista Seriado é uma alternativa de acesso ao ensino superior para alunos da rede pública. Em três edições, o vestibular do Governo de SP disponibilizou mais de 46 mil vagas em instituições como USP, Unesp, Unicamp, Fatecs e Univesp.
Os alunos poderão acessar suas notas na semana seguinte à aplicação do simulado, na Sala do Futuro. Cada aluno verá seu desempenho em relação às áreas do conhecimento. A nota será calculada utilizando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma empregada no Enem. Nesse modelo, o resultado não depende apenas da quantidade de acertos; o cálculo leva em consideração o nível de dificuldade de cada questão e a coerência das respostas. Como a escala é a mesma do Exame Nacional, a nota do simulado pode ser comparada com a do Enem.
LEIA TAMBÉM: Primeira fase do vestibular da Unicamp registra a menor abstenção em 16 anos
Os alunos não receberão em casa o caderno de provas, nem o cartão-resposta. As escolas recolherão todo o material para enviar os cartões ao sistema de correção. Em seguida, as provas serão devolvidas aos estudantes, que farão a correção do simulado em sala de aula, junto com seus colegas.
O gabarito será disponibilizado na Sala do Futuro, incluindo resoluções comentadas e análises sobre os erros mais frequentes, ou seja, as alternativas que mais confundem os alunos. Nos próximos dias, a Sala do Futuro exibirá uma contagem regressiva para o Provão Paulista e para o Enem.
Provão:
ENEM:
Fonte: https://www.agenciasp.sp.gov.br/educacao/simulado-do-provao-e-enem-tera-resultado-na-sala-do-futuro-e-correcao-na-escola/