O planejamento também prevê a integração entre vigilância epidemiológica, assistência hospitalar e assistência farmacêutica. Foto: Divulgação/Governo de SP A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) apresentou, no dia 15 de outubro, uma estratégia para a elaboração de planos regionais de contingência, visando enfrentar emergências de saúde pública provocadas por eventos climáticos extremos. O planejamento considera os diferentes riscos associados a cada localidade, incluindo enchentes, deslizamentos, ondas de calor e doenças relacionadas ao clima.
A iniciativa foi revelada durante o lançamento da operação São Paulo Sempre Alerta – El Niño 2026–2027 e envolve os 17 Departamentos Regionais de Saúde, os municípios, o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP). A colaboração na construção dos planos tem como objetivo identificar as principais vulnerabilidades de cada área e organizar a atuação dos serviços de saúde diante de situações de emergência.
“O Governo de São Paulo está tomando a frente em relação aos riscos para salvar vidas. Estamos unindo investimentos em infraestrutura, tecnologia avançada e planejamento integrado para assegurar que o Estado se antecipe aos desastres e ofereça suporte a cada município e cada família paulista”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.
O planejamento regional integra aspectos de vigilância epidemiológica, assistência hospitalar e assistência farmacêutica. Como medida de apoio aos municípios afetados por desastres naturais, estão disponíveis 45 itens da assistência farmacêutica, além de soros e vacinas, conforme as necessidades apontadas e as solicitações realizadas.
“Cada região do estado apresenta características e riscos diversos. Por isso, a inclusão dos municípios na elaboração dos planos é essencial, pois eles estão mais próximos das vulnerabilidades de seus territórios. Esse esforço conjunto com os Departamentos Regionais de Saúde e o Cosems-SP permite organizar uma resposta mais eficaz às necessidades da população”, explicou Regiane de Paula, coordenadora da Vigilância em Saúde da SES-SP.
Os hospitais estaduais regionais também fazem parte da estrutura de atendimento e suporte durante emergências climáticas. Exemplos incluem o Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba; o Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté; e o Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, em Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira.
Em agosto, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, juntamente com os 17 Departamentos Regionais de Saúde e o Cosems-SP, elaborou o Plano Estadual de Preparação e Resposta em Saúde para o Fenômeno El Niño 2026–2027.
O documento compila ações organizadas em três frentes: chuvas intensas e eventos extremos, ondas de calor e queimadas, e arboviroses como dengue, zika e chikungunya. As ações abrangem vigilância epidemiológica, assistência à saúde, assistência farmacêutica e apoio aos municípios em situações de emergência.
Fonte: https://www.agenciasp.sp.gov.br/saude/saude-de-sp-prepara-planos-regionais-para-enfrentar-riscos-climaticos-de-cada-regiao-do-estado/