Avanço de um sistema meteorológico pelas regiões Sul e Sudeste do Brasil vai provocar instabilidades. Foto: Divulgação/Governo de SP A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a previsão de pancadas de chuva no território paulista neste domingo, dia 20. A passagem de um sistema meteorológico pelas regiões Sul e Sudeste terá como consequência a formação de áreas de instabilidade, resultando em chuvas isoladas de intensidade moderada, acompanhadas de raios e rajadas de vento.
As regiões de Registro e Itapeva, que fazem parte do Vale do Ribeira e sudoeste paulista, estão em nível de alerta. Para essas áreas, as previsões indicam chuvas mais frequentes e prolongadas, com acumulados em torno de 35 mm.
As demais regiões permanecerão em nível de atenção, com chance de pancadas de chuva isoladas. Essa condição abrange o interior paulista, incluindo Presidente Prudente, Araçatuba, Marília, Bauru, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Campinas e Sorocaba; a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP); o Vale do Paraíba, especialmente a área de São José dos Campos; e as zonas litorâneas, como a Baixada Santista e o Litoral Norte.
Apesar de os volumes previstos não serem alarmantes, a Defesa Civil mantém monitoramento nas áreas afetadas por chuvas nos últimos dias. O solo ainda está saturado em determinados locais e os níveis de rios e córregos podem estar elevados, especialmente em regiões onde já ocorreram eventos recentes.
Consequentemente, podem surgir alagamentos e deslizamentos pontuais, especialmente em encostas, margens de córregos e locais com histórico de ocorrências.
Fique atento para sinais de deslizamentos, como fissuras em paredes e no solo, árvores, postes ou muros inclinados e presença de água barrenta saindo da terra. Caso note algum desses sinais, evacue a área e notifique a Defesa Civil do seu município.
Evite atravessar ruas ou áreas inundadas, tanto a pé quanto de carro, e não entre em contato com as águas das enchentes.
Durante tempestades, busque abrigo em locais fechados e evite permanecer em áreas abertas ou estacionar veículos próximos a árvores e postes.
Na condução, diminua a velocidade e evite trechos com baixa visibilidade e que costumam alagar.
Inscreva-se gratuitamente para receber alertas da Defesa Civil via SMS: envie seu CEP para 40199. Em situações de emergência, entre em contato pelo telefone 199 da Defesa Civil ou 193 do Corpo de Bombeiros.