“`html
A Prefeitura de Santos anunciou, nesta segunda-feira (21), a entrega de 14 novos micro-ônibus que agregam à frota municipal de transporte urbano. Esses coletivos foram apresentados na Praça Mauá e irão operar em quatro linhas que atendem as áreas dos morros: 61, 100, 118 e 181.
Os novos veículos substituem outros 14 que estavam em operação, mantendo a frota municipal com um total de 224 veículos, sendo 199 em operação e 25 reservas. Esta atualização eleva ainda mais o padrão de qualidade do transporte público na cidade, garantindo aos passageiros acessibilidade, climatização e Wi-Fi, além de sistemas de biometria e monitoramento por câmeras.
Cada micro-ônibus possui capacidade para transportar 21 passageiros sentados, com bancos totalmente acolchoados, proporcionando maior conforto durante as viagens. Equipados com tecnologia de motorização Euro 6 — uma inovação importante no programa de renovação da frota —, esses veículos estabelecem limites rigorosos para a emissão de gases poluentes de motores a diesel.
Os micro-ônibus entregues possuem uma identidade visual especial, que é a mesma do ônibus elétrico da BYD, que já integra o sistema de transporte municipal.
Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Rogério Santos enfatizou que os novos veículos representam um avanço significativo para o transporte público, especialmente no atendimento às áreas dos morros. “Estes veículos são modernos, acessíveis e possuem tecnologia que reduz a poluição, adequando-se melhor às ruas mais estreitas e às limitações do sistema viário dos morros. As novas linhas fortalecerão a conexão entre essas áreas e outras regiões da cidade”, afirmou.
O prefeito também declarou que a meta é terminar o ano com 50% da frota municipal equipada com a tecnologia Euro 6. Ele ressaltou que a melhoria contínua do transporte é uma prioridade da administração, além da manutenção da tarifa, que permanece congelada desde fevereiro de 2023. “Nosso objetivo é estabelecer um acordo com os governos federal e estadual visando avançar rumo à tarifa zero. O município já subsidia mais de 30% do valor e estamos fazendo nossa parte”, disse.
Antonio Carlos Silva Gonçalves, presidente da CET-Santos, destacou que a modernização da frota é um processo contínuo. “Esse esforço constante de renovação permite que Santos mantenha uma das frotas mais novas do Brasil, garantindo veículos modernos, confortáveis, acessíveis e com tecnologias que melhoram a eficiência e a sustentabilidade do serviço”, afirmou.
O design dos novos ônibus inclui a aplicação de vidros colados, o que não apenas proporciona um visual limpo e moderno, mas também melhora significativamente o isolamento acústico e térmico do salão de passageiros. Esse isolamento otimiza o funcionamento do ar-condicionado moderno, assegurando um ambiente agradável durante toda a viagem.
Para oferecer um serviço ainda mais completo aos usuários, os veículos seguem o padrão tecnológico da frota, com conectividade Wi-Fi e, como novidade, entradas USB para o carregamento de dispositivos móveis.
Além dos benefícios ambientais e de conforto, os novos ônibus foram projetados para aumentar a eficiência operacional e garantir a segurança de todos os passageiros. A frota é equipada com câmeras de monitoramento interno e sistema de biometria facial.
A acessibilidade é também uma prioridade: 100% dos novos veículos possuem elevadores e espaços adaptados, assegurando autonomia e segurança para pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência.
“`
Fonte: https://santaportal.com.br/baixada/santos-coloca-em-circulacao-14-novos-onibus-para-atender-linhas-dos-morros/