A Cidade de Cubatão promoveu, na segunda-feira (28), mais uma edição do programa Prefeitura na Área, realizada no bairro Vila Nova. O evento ocorreu na UME Bernardo José Maria de Lorena e contou com a participação de representantes do Poder Público, moradores, lideranças comunitárias e membros da comunidade escolar, criando um espaço de diálogo sobre as necessidades locais e as ações do município.

A programação incluiu a presença de aproximadamente 200 alunos das terceiras e quintas séries, além de professores, merendeiras e profissionais de apoio, destacando a importância de envolver as novas gerações no entendimento do funcionamento do Poder Público e dos serviços oferecidos pela Administração Municipal.

O encontro começou com o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Cubatão. Durante a cerimônia, o secretário de Governo, de Comunicação Social e interino de Finanças, Guilherme Amaral, enfatizou a relevância de resgatar essas práticas nas escolas e sugeriu que as instituições realizem regularmente o hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos, reforçando valores cívicos e a conexão dos estudantes com os símbolos nacionais e municipais.

Prefeitura mais perto dos bairros – Lançado pela Administração Municipal em junho de 2026, o programa Prefeitura na Área visa descentralizar as ações do secretariado, levando as reuniões para diferentes regiões e equipamentos públicos da cidade.

Guilherme Amaral destacou que a presença dos gestores nos bairros é fundamental para compreender as realidades das comunidades, ouvir as demandas e transformar essas necessidades em ações concretas. “O Prefeitura na Área foi criado para aproximar a Administração Municipal das pessoas. Estamos levando as reuniões dos gabinetes para dentro das comunidades, onde podemos ouvir diretamente o cidadão e entender as prioridades de cada bairro”.

O encontro também ressaltou a importância de um planejamento urbanístico que inclua grandes intervenções e ações cotidianas, como varrição, pintura, coleta de lixo, organização urbana, sinalização, pintura de guias e lombadas, e instalação de placas de pontos de ônibus. A avaliação é que medidas simples têm um impacto significativo na percepção de cuidado e na qualidade de vida dos moradores, especialmente em áreas que necessitam de infraestrutura adequada.

Manutenção, iluminação e sinalização – As ações apresentadas incluem os trabalhos da Companhia Municipal de Trânsito com a pintura de sinalização de solo e instalação de placas. A Secretaria de Obras também foi mencionada pelo programa Ilumina Cubatão, que já trocou mais de mil lâmpadas.

Durante a atividade na Vila Nova, demandas de iluminação e manutenção urbana foram levadas às equipes, incluindo solicitações sobre revitalização de calçadas. Iniciativas sobre a troca e instalação de placas com os nomes das ruas e bairros também foram anunciadas, facilitando a identificação e orientando moradores, visitantes e serviços públicos.

Drenagem e recuperação de vias – A reunião permitiu identificar problemas que precisam de atenção imediata. Um exemplo foi de uma obra inacabada em um comércio localizado em uma via principal da Vila Nova, que prejudica a paisagem urbana e requer resolução. Outro problema frequente relatado foi na Rua Rio de Janeiro, onde ocorrem alagamentos e lentidão no escoamento durante chuvas. A possibilidade de obstrução ou assoreamento do sistema de drenagem foi levantada, com a sugestão do uso de equipamentos como hidrojato ou hidrovácuo após uma vistoria técnica.

Mobilidade e tratativas com a Ecovias – Questões de mobilidade estiveram em pauta. Avanços nas discussões sobre a ciclovia na curva da Anchieta, redução de balizadores na saída do viaduto do Casqueiro e melhorias no acesso à rodovia foram apresentados. A execução da agulha de saída do Casqueiro ainda é uma pendência que o Governo Municipal acompanha junto a órgãos responsáveis e a concessionária, com duas alternativas em discussão: uma próxima ao km 59,8 e outra no km 62. A primeira pode aumentar o tempo de deslocamento do transporte coletivo, por isso, a alternativa do km 62 está sendo priorizada nas negociações com a Artesp e Ecovias. Questões de iluminação e drenagem no trevo também estão sendo acompanhadas.

Turismo como ferramenta de educação – O secretário de Turismo, Elias Silva, anunciou o lançamento do programa Educando para o Turismo, que pretende aproximar estudantes do patrimônio histórico, ambiental e turístico do município. A primeira etapa do programa incluirá uma visita ao Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Itutinga-Pilões, promovendo um contato direto com o patrimônio natural da região e integrando as ações da Secretaria de Turismo.

Diagnóstico e reorganização da educação – O secretário adjunto de Educação, Pedro Sá, anunciou o lançamento do Programa Educação Nota 10, que visa identificar as necessidades da educação através da participação de profissionais da rede. O evento ocorrerá na terça (29), às 10h, no prédio do Cide/Ciesp Cubatão. Entre as inovações, está a intenção de inaugurar, ainda neste ano, as unidades escolares Miúdo e Antonieta de Barros na Vila Esperança.

Comunidade escolar participa da ação – A Administração Municipal expressou gratidão à direção da escola, representada pelo diretor Carlos Eduardo Brandindo, pela acolhida e pela disponibilização do espaço para o programa. O envolvimento dos professores e da equipe escolar foi destacado, ressaltando a importância dessa interação. “Trazer o programa para uma escola também tem um significado importante. Esses alunos estão conhecendo quem administra a cidade, as áreas da Prefeitura e como funciona o Poder Público, uma oportunidade de aproximar as crianças da cidadania e demonstrar que a cidade é construída com a participação delas,” afirmou Guilherme Amaral.

A participação integrada das secretarias é crucial para avaliar as demandas da comunidade sob diversos aspectos e construir soluções de maneira articulada. Para a Prefeitura Municipal, essa colaboração é vital para transformar a escuta da população em ações e planejamentos concretos. A próxima edição do Prefeitura na Área acontecerá na UME Dom Pedro I, na Vila Natal, em 5 de outubro, às 7h.

Fonte: https://cubatao.sp.gov.br/prefeitura-na-area-leva-secretariado-a-vila-nova-e-amplia-dialogo-com-a-comunidade/

Sobre Equipe

Equipe editorial do Repórter São Paulo.

Ver todas as matérias