Neste sábado (17), o Instituto Gremar promove um mutirão de limpeza em Santos, alinhado ao Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias. O evento, que estava programado para setembro, foi adiado devido às intensas chuvas. Os participantes podem se encontrar na Ponta da Praia, ao lado do farol do Canal 6.
As atividades começarão às 8h30, com uma aula de yoga gratuita conduzida pela professora Ro Volpiani. Durante a manhã, o público poderá desfrutar de intervenções artísticas e musicais com o artista Plocki. A distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e as instruções para a limpeza ocorrerão a partir das 9h30, e a ação de limpeza está programada para acontecer entre 10h e 11h. Após a atividade, os participantes receberão um kit com frutas e poderão participar da triagem e pesagem dos resíduos coletados.
O mutirão conta com o apoio da FAM Cargo Logística, e aqueles que já se inscreveram anteriormente não precisam fazer um novo cadastro. As inscrições para novos voluntários ainda estão abertas; para se inscrever, clique aqui.
De acordo com Rosane Farah, bióloga e responsável técnica do Instituto Gremar, os mutirões de limpeza de praias oferecem muito mais do que o simples recolhimento de resíduos. Eles representam uma oportunidade vital de sensibilização e reflexão sobre nossos hábitos, atitudes e responsabilidades em relação à conservação ambiental.
“Nosso objetivo vai além da remoção de resíduos das praias. Queremos promover uma reflexão sobre a nossa relação com o meio ambiente e como nossas escolhas e atitudes diárias influenciam os ecossistemas. Essas ações são essenciais para nos fazer repensar nossos hábitos de consumo e descarte, ressaltando que os cuidados com os oceanos devem ser parte de nossa rotina, não limitados a um único dia. Somos parte da natureza, não estamos separados dela,” destaca Rosane.
Taíssa Cruz, gerente de comunicação e marketing da FAM, aponta que o apoio à iniciativa está alinhado ao pilar Pelo Mar, que promove iniciativas voltadas à preservação dos oceanos e à conscientização sobre os impactos das atividades marinhas.
“Na FAM, temos a firme convicção de que nosso compromisso com o meio ambiente deve se refletir em ações que gerem um impacto positivo tanto na comunidade quanto no meio ambiente,” acrescenta Taíssa.
Fonte: https://santaportal.com.br/baixada/instituto-gremar-realiza-limpeza-de-praias-em-santos-neste-sabado/