Realizado desde 2021, o intercâmbio chega à sexta edição e promove a aproximação entre jovens paulistas e japoneses por meio de atividades virtuais – Foto: Divulgação/Governo de São Paulo Estão abertas as inscrições para a edição 2026/2027 do Programa de Mobilidade Virtual – Intercâmbio de Jovens entre São Paulo (Brasil) e Aichi (Japão). Esta iniciativa é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) em parceria com a Província de Aichi. O programa visa selecionar cinco jovens de São Paulo para uma experiência de intercâmbio online focada na troca de conhecimentos e experiências sobre conscientização e conservação da biodiversidade. As inscrições ficam abertas até 25 de outubro, às 23h59.
Desde 2021, o intercâmbio chega à sexta edição, promovendo a interação entre jovens de São Paulo e Japão através de atividades virtuais. Nesta edição, o tema central será “Conscientizar sobre a Biodiversidade”, com ênfase na comunicação, na educação e na conscientização pública como instrumentos para aumentar o conhecimento da sociedade sobre a importância da biodiversidade e inspirar o engajamento em sua proteção. O programa também busca integrar o conhecimento técnico-científico com as realidades e saberes locais dos participantes.
LEIA TAMBÉM: São Paulo lidera avanço na coleta de esgoto e ultrapassa meta do Marco do Saneamento
Durante o programa, que ocorrerá de outubro de 2026 a março de 2027, os cinco jovens selecionados participarão de oito encontros técnicos online com a equipe da Semil. A programação inclui dois workshops de intercâmbio com jovens da Província de Aichi, com tradução simultânea entre português e japonês. Além disso, haverá encontros preparatórios, atividades de acompanhamento e a elaboração de um Projeto de Conclusão, que poderá ser apresentado em formato de artigo científico ou projeto de pesquisa.
Para se inscrever, é necessário ter entre 18 e 29 anos e residir no Estado de São Paulo. Os critérios de seleção incluem motivação em relação ao tema do programa e experiência com grupos, projetos ou organizações que atuam na conscientização sobre biodiversidade. Estudantes de cursos técnicos ou universitários também são elegíveis. O domínio básico ou intermediário de inglês é recomendado, pois alguns materiais podem estar disponíveis nesse idioma, embora os workshops ofereçam tradução de português para japonês.
A diretora de Educação Ambiental da Semil, Lara Carolina Chacon Costa, destaca que o intercâmbio expande as oportunidades para jovens na agenda de conservação. “A biodiversidade faz parte do nosso cotidiano, mas é crucial aumentar o conhecimento e a participação da sociedade neste tema. Ao conectar jovens de São Paulo e Japão, o programa cria um ambiente para compartilhar experiências e diferentes estratégias de comunicação sobre a importância da biodiversidade, transformando conhecimento em ações de conscientização. Essa é uma oportunidade de fortalecer o protagonismo juvenil e evidenciar que a conservação da natureza depende da contribuição de diversos setores da sociedade”, afirma.
Este ano, a iniciativa dá continuidade a uma trajetória de seis anos de intercâmbio com foco temático. As edições passadas abordaram “Lixo no Mar” (2021/2022), “Conservação dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos” (2022/2023), “Conservação de Ecossistemas em Colaborações com Diversos Atores” (2023/2024), “Práticas Socioculturais e a Relação com a Conservação da Biodiversidade” (2024/2025) e “Serviços Ecossistêmicos Culturais e de Provisão” (2025/2026). Além disso, reafirma a parceria histórica com a Província de Aichi, estabelecida desde 2018 por meio de um Memorando de Entendimento (MoU) entre os dois governos subnacionais.
A iniciativa também está alinhada com a Meta 21 do Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal, que visa ampliar o acesso a dados e informações sobre biodiversidade e fortalecer ações relacionadas à comunicação, conscientização, educação, pesquisa e gestão do conhecimento.
Os cinco participantes selecionados não precisarão arcar com taxas ou pagamentos relacionados ao programa. Não há previsão de auxílios financeiros ou vínculos empregatícios com a Semil. Para obter o certificado de participação, será necessário cumprir, no mínimo, 75% das atividades previstas e entregar o Projeto de Conclusão de Intercâmbio.
Programa de Mobilidade Virtual – Intercâmbio de Jovens São Paulo (Brasil) & Aichi (Japão) – Edição 2026/2027
Fonte: https://www.agenciasp.sp.gov.br/governo-de-sp-abre-inscricoes-para-intercambio-virtual-entre-jovens-de-sao-paulo-e-japao-sobre-biodiversidade/