A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os comunicados oficiais e a adotar medidas preventivas durante os períodos de chuva intensa. Foto: Divulgação/Governo de SP A Defesa Civil de São Paulo faz um alertar sobre chuvas intensas que podem ocorrer nesta quinta-feira (15), afetando diversas regiões do estado, principalmente a faixa leste, onde está localizada a capital.
Durante o dia, são esperados acumulados de chuva em Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Ribeira de até 80 mm. No Litoral Norte e Vale do Paraíba, a previsão é de cerca de 70 mm, enquanto nas regiões de Campinas e Sorocaba a expectativa de acumulados varia entre 50 e 75 mm.
Nas áreas de Presidente Prudente e Marília, bem como nas regiões norte e noroeste do estado, os acumulados de chuva não devem ser elevados na quinta-feira.
Informações meteorológicas indicam que a umidade e as condições atmosféricas estão favorecendo a formação de chuvas em diversas localidades ao longo do dia, que poderão ocorrer acompanhadas de descargas elétricas, ventos fortes e até granizo.
O capitão Maxwel Souza, da Defesa Civil do estado, explicou: “Nesta quinta-feira, o dia já começa com muitas chuvas na região oeste do estado, avançando para a região Central. Na parte da tarde, a chuva atinge a Grande São Paulo com volumes significativos. É essencial que todos estejam atentos aos alertas e sigam as recomendações da Defesa Civil.”
Após vários dias consecutivos de precipitações, o solo estará saturado, aumentando o potencial de alagamentos, enxurradas e a elevação dos níveis de rios e córregos, especialmente nas áreas mais vulneráveis.
Diante deste cenário, a Defesa Civil recomenda que a população acompanhe os comunicados oficiais e tome precauções durante os períodos de chuvas intensas.
A Defesa Civil recomenda adotar as seguintes precauções:
A Defesa Civil enfatiza a importância de manter o celular habilitado para receber avisos de emergência. Para receber alertas por SMS, basta enviar o CEP da sua localidade para o número 40199. Em situações de emergência, contate os números 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
O Governo de São Paulo está mobilizado para atender às ocorrências relacionadas às fortes chuvas que afetaram especialmente a Região Metropolitana na quarta-feira (14). O Gabinete de Crise está monitorando a situação em todo o estado.
Neste dia, a Defesa Civil enviou 46 alertas de chuvas intensas, com raios, ventos e granizo para a capital e municípios do interior durante a tarde.
Entre as 15h e 18h, o Corpo de Bombeiros recebeu 11 chamados para queda de árvores, 17 para enchentes e quatro para desabamentos. Uma mulher faleceu devido a um deslizamento de terra na Brasilândia, na Zona Norte da capital. Oito viaturas com equipes da Defesa Civil e bombeiros participaram do atendimento dessa ocorrência.
Apesar de algumas ocorrências pontuais em estações, a circulação de trens e do metrô ocorreu sem interrupções durante a tarde.