O valor recebido por meio de Pix superou o total arrecadado em 2025 e é destinado integralmente à compra de novos cobertores, utilizados no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social e em situações emergenciais. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo A Campanha do Agasalho de 2026, realizada pelo Fundo Social de São Paulo, arrecadou R$ 1,56 milhão em doações financeiras e 5,8 milhões de peças de inverno em todo o estado. Dentre os itens recebidos, foram coletados 244,6 mil cobertores, além de roupas, calçados e acessórios. O balanço do órgão do Governo do Estado considerou as contribuições recebidas desde o início da campanha, em 15 de abril, até o final do inverno.
“Os resultados deste ano demonstram a solidariedade da população paulista. Agradeço a todos que contribuíram com a Campanha do Agasalho, proporcionando proteção a várias famílias em nosso estado. Essa participação fortalece o trabalho do Fundo Social e amplia nossa capacidade de acolhimento a quem necessita. Fazer o bem faz bem”, comentou Cristiane Freitas, primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo.
A arrecadação financeira foi um dos principais focos da campanha desta edição. O montante recebido através de Pix superou o total arrecadado em 2025 e é destinado integralmente à aquisição de novos cobertores, que serão utilizados no apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social e em situações emergenciais.
Ao todo, foram estabelecidos 986 pontos de coleta que receberam doações em diversas regiões do estado. A rede contou com 642 unidades dos Fundos Sociais Municipais, 244 postos do Poupatempo, 79 unidades do Corpo de Bombeiros no interior e 21 estações de trem e metrô na capital e na Região Metropolitana de São Paulo.
As doações passam por um processo de triagem e separação antes de serem encaminhadas. No interior, os itens recebidos pelos Fundos Sociais Municipais são distribuídos às famílias atendidas pelas redes locais de assistência social, de acordo com as demandas de cada município.
Na capital, as doações são encaminhadas pelo Fundo Social de São Paulo e pontos parceiros para instituições e ações de atendimento à população em situação de rua. Uma parte dos itens é destinada a associações parceiras, enquanto outra parte é mantida em estoque para emergências, como quedas bruscas de temperatura e eventos climáticos adversos.
Durante o inverno, os materiais também foram usados nos Abrigos Solidários, ações emergenciais coordenadas pela Defesa Civil do Estado, destinadas a acolher a população em situação de rua diante da previsão de temperaturas mais baixas.
Realizada anualmente pelo Fundo Social de São Paulo, a Campanha do Agasalho tem como objetivo mobilizar a população para arrecadar roupas de inverno, cobertores e recursos financeiros voltados para o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Em 2026, a mobilização começou precocemente, em abril, para prolongar o período de arrecadação e garantir a disponibilidade dos itens antes do início do inverno.
Para mais informações, acesse campanhadoagasalho.sp.gov.br.
Fonte: https://www.agenciasp.sp.gov.br/campanha-do-agasalhoarrecada-58-mi-pecas/