Uma forte frente fria acompanhada por um sistema de instabilidade severa provocou rajadas intensas de vento no estado de São Paulo, com impactos severos concentrados principalmente na Baixada Santista.

Entre os dados oficiais de monitoramento meteorológico divulgados para o evento, Itanhaém destacou-se negativamente ao atingir a marca expressiva de 103 km/h, figurando entre os ventos mais fortes de todo o levantamento estadual.

Na média consolidada para a Baixada Santista, os ventos alcançaram 55,8 km/h, acumulando médias elevadas que colocaram as autoridades locais em estado de atenção para riscos de queda de galhos, interrupções no fornecimento de energia elétrica e movimentação intensa na faixa de areia e mar agitado.

Ventos na casa dos 100 km/h, como os registrados em Itanhaém, são classificados como vendavais severos, capazes de provocar danos estruturais leves a moderados, destelhamentos pontuais e tombamento de árvores e estruturas metálicas mal fixadas.

Em Santos, as rajadas de vento causaram reflexos em diversos pontos da cidade, como na Avenida Ana Costa e quedas de árvores em bairros como o Campo Grande e na Zona Noroeste.

A ventania também provocou a queda de um poste de energia elétrica na região do Paquetá. A estrutura de concreto desabou sobre o muro de um edifício utilizado como armazém e também atingiu um caminhão que estava estacionado em frente ao imóvel. Apesar dos danos materiais causados pelo impacto, não há registro de feridos.

Equipes da Defesa Civil foram mobilizadas rapidamente para o local e realizaram o isolamento do perímetro para evitar novos acidentes, especialmente devido ao risco envolvendo a rede elétrica.

Bertioga: A Defesa Civil está em atuação para contabilizar possíveis danos provocados pela forte ventania e segue monitorando ocorrências. Até o momento, dois registros estão sendo acompanhados. Não há feridos ou interrupção de serviços públicos em decorrência dos ventos. As equipes permanecem em campo realizando vistorias e atendendo às demandas. A velocidade máxima dos ventos registrada até o momento foi de 78 km/h.

Cubatão: A Cidade de Cubatão informa que, em razão dos fortes ventos registrados nesta quarta-feira (29), equipes da Defesa Civil, em conjunto com a Companhia Municipal de Trânsito (CMT), Corpo de Bombeiros, CPFL e demais órgãos competentes, estão atuando no atendimento das ocorrências em diferentes regiões da cidade.

Até o momento, foram registradas as seguintes ocorrências, segundo a Defesa Civil, sem feridos:
Queda de árvore sobre a rede elétrica na Rua Maurino de Oliveira Moura, nº 72, no Jardim Nova República, impedindo a entrada e a saída de uma moradia;

Queda de 6 árvores de grande porte na Avenida Tancredo Neves, que precisou ser interditada na pista sentido indústria. A Secretaria de manutenção está no local desobstruindo a via.

Destelhamento parcial da UME Tocantins, no Jardim Casqueiro, e queda de energia, tendo as aulas suspensas;

Queda de árvore sobre a rede elétrica na Rua do Cortume, nº 404, no Costa Muniz;

Árvore tombada sobre um veículo na Rua Manoel Sobrinho, nº 24, na Vila São José;

Queda de árvore sobre a rede elétrica e uma residência na Rua Márcia Martins da Conceição, nº 11, na Vila São José;

Árvore tombada sobre a rede elétrica na Rua Ana Maria, nº 544, no Jardim Casqueiro;

Queda de árvore sobre o portão de uma residência na Rua Ana Neri, nº 26, na Vila Couto;

Árvore escorada em muro na Avenida Brasil, esquina com a Av. Martim Francisco, no Jardim Casqueiro;

Árvore de grande porte tombada na Rua Tabelião Carlos Medina, nº 318, na Ilha Caraguatá, ficando apoiada em outra árvore, com risco de queda sobre a rede elétrica e via pública.

A Secretaria Municipal de Educação informa que, devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica provocada pelos ventos, as aulas foram suspensas em 15 unidades escolares, aguardando os pais e responsáveis buscarem os alunos.

Já a Companhia Municipal de Trânsito informa que pelo menos quatro semáforos na Av. Nove de Abril, região central da cidade, estão sem funcionar. Agentes da CMT estão nos cruzamentos, disciplinando o tráfego.

Mongaguá: A Prefeitura informa que, em razão dos fortes ventos registrados no município nesta quarta, foram verificadas ocorrências de queda de árvores, danos em estruturas e deslocamento de telhas em imóveis particulares e prédios públicos.

“Desde as primeiras ocorrências, as equipes da Prefeitura estão mobilizadas para atender às demandas emergenciais, realizar vistorias, remover árvores e galhos que ofereçam risco e monitorar as áreas afetadas”, diz a Administração Municipal.

Peruíbe: Por meio da Defesa civil, a Prefeitura informa que, até o momento, foram registradas quedas de árvores, alguns destelhamentos parciais em equipamentos como Zoonoses, entrada de urgência da UPA, escola e Secretaria de Educação. As equipes já estão nas ruas atendendo as ocorrências.

São Vicente: A Prefeitura de São Vicente informa que, devido à previsão de ventos com rajadas de até 90 km/h para esta quarta-feira, a Defesa Civil mantém o monitoramento das condições climáticas e orienta a população a redobrar a atenção.

Até o momento, a Administração Municipal foi acionada para as seguintes ocorrências:

Também foi registrada a queda de um semáforo na Avenida Presidente Wilson, no Gonzaguinha.

Equipes da Prefeitura já atuam nos pontos afetados para realizar a remoção das árvores, a manutenção do semáforo e a normalização das áreas atingidas, garantindo a segurança da população e a liberação das vias o mais breve possível.

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Coordenadoria de Travessias, informa que, em razão dos fortes ventos registrados na tarde desta quarta-feira (29), algumas travessias litorâneas tiveram suas operações temporariamente paralisadas, como medida preventiva para garantir a segurança dos usuários e das equipes operacionais.

Foram afetadas as travessias Santos–Guarujá, paralisada às 12h40, com ventos de 32,8 nós e rajadas de até 58,4 nós; Vicente de Carvalho–Santos, interrompida das 12h48 às 13h40, com ventos de 33,84 nós e rajadas de até 59,51 nós; Bertioga–Guarujá, paralisada às 12h55, com ventos de 29,7 nós e rajadas de até 45,8 nós; e São Sebastião–Ilhabela, interrompida às 13h40, com ventos de 38,9 nós e rajadas de até 48,4 nós.

Neste momento, a travessia Vicente de Carvalho–Santos opera normalmente. Já as travessias Santos–Guarujá, Bertioga–Guarujá e São Sebastião–Ilhabela permanecem paralisadas e seguem sendo monitoradas pelas equipes operacionais.

A Semil reforça que as paralisações por condições climáticas adversas são adotadas preventivamente, seguindo protocolos de segurança, e que a operação é retomada assim que as condições de navegação voltam a ser consideradas seguras, garantindo a segurança dos usuários e das embarcações.

Defesas Civis da região permanecem em prontidão para monitorar novas mudanças repentinas nas condições climáticas do litoral paulista.

“O Gabinete de Crise está montado. Estão concessionárias de energia, agências reguladoras, bombeiros, Polícia Rodoviária e toda a equipe reunida para acompanhar o avanço da frente fria pelo nosso estado. Ao longo da tarde desta quarta-feira, o cenário em São Paulo pode piorar. Os ventos podem ficar maiores, por isso vamos ficar mobilizados, alertando a população para qualquer transtorno mais grave que a gente tenha. Não fique em áreas abertas, ruas e avenidas durante os vendavais proteja-se. Jamais fique ao lado de árvores, porque elas podem acabar caindo e você pode acabar se ferindo”, disse o porta-voz da Defesa Civil do Estado de São Paulo, capitão Maxwel Souza.

Fonte: https://santaportal.com.br/

Sobre Equipe

Equipe editorial do Repórter São Paulo.

Ver todas as matérias