As operações especiais programadas incluem reforço na sinalização, controle de acesso, organização do fluxo de veículos, fechamento do eixo e monitoramento do tráfego. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), que se reporta à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), exercerá a Operação Holambra 2026 entre 28 de agosto e 27 de setembro. Durante este período, serão implementadas medidas para assegurar a segurança dos usuários e a fluidez do tráfego nas rodovias estaduais, devido ao aumento considerável do fluxo de veículos rumo à 43ª Expoflora, famosa festa das flores.
A rodovia Prefeito Aziz Lian (SP-107), principal acesso ao evento, deverá receber aproximadamente 47,3 mil veículos nos finais de semana, marcando um crescimento de 6,1% em relação ao ano anterior. Para atender essa demanda, o trecho do km 10 ao km 45,4 contará com a assistência de 127 colaboradores e 31 veículos, que incluem veículos de apoio, híbridos, de combate a incêndios e captura de animais, além de motocicletas, caminhonetes, guinchos e picapes.
As operações especiais programadas contemplarão reforço na sinalização, controle de acesso, organização do fluxo de veículos, fechamento de eixo, liberação de acostamento, retornos no dispositivo e monitoramento do tráfego.
Controle de acesso:
Divisão de fluxo:
Fechamento do eixo:
Reforço na sinalização:
Organização do acesso:
Acostamento liberado:
Retorno no dispositivo:
Inspeção e monitoramento do tráfego:
Fonte: https://www.agenciasp.sp.gov.br/43a-expoflora-em-holambra-veja-como-sera-a-operacao-do-der-sp-nas-rodovias/