A feira contará com uma programação extensa dividida em três palcos, que receberão mais de uma centena de especialistas durante os três dias do evento. Dentre os convidados, destaca-se o escritor e jornalista Eduardo Bueno, mais conhecido como “Peninha”, autor de mais de 30 livros sobre a história do Brasil e apresentador do canal “Buenas Ideias” no YouTube, que conta com 1 milhão de inscritos.
Bueno é um dos convidados da feira e enxerga o evento como uma oportunidade clara de evolução social, cultural e comportamental. Sua apresentação acontecerá no sábado, 16, e terá como tema a história da cannabis no Brasil. Vale ressaltar que, no país, as possibilidades do mercado relacionado à planta ainda são restritas ao setor medicinal, regulamentado pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), mesmo sem uma legislação específica.
Para o jornalista, o fato de os brasileiros poderem comprar um vidro de CBD (Canabidiol) nas farmácias das grandes redes já é um enorme avanço, considerando-se o contexto conservador do país e a influência da bancada evangélica no Congresso. No entanto, Bueno acredita que a luta pela descriminalização e liberação do uso recreativo da cannabis também deve ser uma pauta presente na sociedade.
Quando questionado sobre a legalização da planta e o consumo no mercado paralelo, o jornalista afirma que, embora seja uma questão complexa, é inegável que a legalização afasta o crime organizado do tráfico de maconha em larga escala. Além disso, a legalização permite que as forças de repressão concentrem seus esforços em combater problemas mais alarmantes, como o consumo de crack e Fentanyl.
Comparando o processo brasileiro com outros países da América Latina, Bueno ressalta que países como Uruguai e Argentina são mais evoluídos culturalmente e perceberam que a cannabis não é o inimigo a ser combatido. Já países como Colômbia, Peru e Bolívia, devido à sua experiência com a cocaína, também tiveram percepções semelhantes em relação à planta. É interessante notar que Bueno destaca que esses países possuem uma menor influência evangélica.
A ExpoCannabis Brasil representa um marco importante para o mercado da cannabis no país e sinaliza um progresso na discussão sobre a planta, tanto no âmbito medicinal quanto no recreativo. A feira oferece uma oportunidade única para exploração e aprendizado sobre a cannabis, além de estimular o desenvolvimento do potencial brasileiro nesse setor.