Chuva e ventos fortes atingem o Rio de Janeiro após passagem de ciclone no Sul do país

Ventos fortes e chuvas provocadas por um ciclone extratropical atingiram nesta terça-feira (5) o estado do Rio de Janeiro. A cidade do Rio de Janeiro registrou ventos fortes, com rajadas que chegaram a 55,5 km/h na Base Aérea de Santa Cruz e 59,8 km/h no Forte de Copacabana.

Os ciclones extratropicais são fenômenos meteorológicos caracterizados por um centro de baixa pressão atmosférica, associado a uma frente fria. Quanto mais baixa a pressão do ar em seu interior, mais forte são os ventos provocados pelos ciclones.

Devido à intensidade da chuva, a cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de mobilização 2, que é o segundo nível em uma escala de cinco. Isso indica que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. O Sistema Alerta Rio informou que núcleos de chuva atuam na zona norte da cidade e se deslocam em direção à Baía de Guanabara, afastando-se para o oceano.

Além disso, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) emitiu alerta de cheias para os rios que cortam diversas cidades do estado do Rio de Janeiro, como Petrópolis, Maricá, Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Macaé e Rio das Ostras. O rio Quitandinha, que atravessa o centro de Petrópolis, está subindo o nível acima do normal e pode transbordar nas próximas horas.

Para amanhã, a previsão é de chuva fraca a moderada ao longo do dia, com temperaturas entre 16ºC e 23ºC. Já na quinta-feira, feriado de 7 de setembro, a previsão é de chuva fraca durante a madrugada e a manhã, com ventos fracos e temperatura em elevação. A mínima será de 16ºC e a máxima em torno de 27ºC.

A Marinha do Brasil emitiu alertas de mau tempo no site do Centro de Hidrografia e Navegação e pede aos navegantes e comunidades de pesca, esporte e recreação que consultem essas informações antes de irem para o mar.

É importante que a população esteja atenta e tome as precauções necessárias diante das condições climáticas adversas, buscando abrigo e evitando áreas de risco. O monitoramento constante e a divulgação de alertas pelas autoridades são fundamentais para garantir a segurança de todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo