Cerca de mil drones iluminam o céu em defesa da Amazônia durante show de Alok em Nova York

Na noite desta sexta-feira (15), cerca de mil drones iluminaram o céu de Manhattan, em Nova York, em um ato em defesa da Amazônia. Realizado por ativistas em defesa do meio ambiente durante uma apresentação do DJ brasileiro Alok, o show de luzes ocorreu dias antes do previsto discurso do presidente Lula (PT) na 78ª Assembleia-Geral da ONU.

Os drones sobrevoaram a ilha de Manhattan de forma sincronizada, formando figuras de animais da fauna amazônica, como o boto-cor-de-rosa e a onça pintada. Além disso, foi possível observar a formação de uma árvore, o mapa do Brasil e um globo de luzes vermelhas, simbolizando o fogo, com os dizeres “Amazônia queima, o mundo queima”. Os drones também formaram palavras como “proteja-me” e “save the Amazon, save the life”, em tradução livre, “salve a Amazônia, salve a vida”.

A trilha sonora do show foi a música “Shiva Vaishu”, uma produção de Alok que tem inspiração indígena. A apresentação foi organizada pela Avaaz, uma organização internacional que atua em questões ambientais em todo o mundo. Em sua conta no X, antiga plataforma do Twitter, a entidade publicou que “mais magia está por vir”.

O evento ocorreu dois dias depois de o governo do estado do Amazonas decretar situação de emergência ambiental em cidades ao sul do território e na região metropolitana de Manaus. Nos primeiros 12 dias de setembro, o estado registrou 77% da quantidade de incêndios contabilizados durante todo o mês de agosto, totalizando 4.127 incêndios neste período. O Amazonas lidera os registros de incêndio, seguido pelos estados do Pará e Mato Grosso.

Além dos incêndios, o Amazonas também enfrenta uma severa seca nos rios. A situação ambiental alarmante do estado acrescenta uma urgência maior à defesa da Amazônia por parte dos ativistas.

O presidente Lula embarcou na sexta-feira com destino a Cuba, onde fez uma parada antes de seguir para Nova York. Tradicionalmente, os presidentes brasileiros abrem os discursos na Assembleia-Geral da ONU. Lula está previsto para subir à tribuna na próxima terça-feira (19).

O show de luzes em Manhattan mostrou a preocupação de ativistas e da sociedade em geral com a Amazônia e foi uma forma criativa de chamar a atenção para a situação crítica que o bioma enfrenta. Com figuras representando animais e mensagens de proteção, os drones iluminados mostraram que a defesa do meio ambiente é uma causa urgente e global.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo