Cavalcante havia sido condenado à prisão perpétua por matar sua ex-namorada, a também brasileira Daniela Brandão, com 38 facadas. No dia 31 de agosto, ele conseguiu escapar da prisão e seu feito ficou registrado em um vídeo que viralizou nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver o brasileiro escalando duas paredes paralelas de um corredor, utilizando seus pés e mãos como apoio.
A fuga de Cavalcante mobilizou diversas agências de segurança, incluindo o FBI, a patrulha de fronteira e a polícia local. O cerco ao fugitivo foi se fechando e a tecnologia de detecção de calor foi fundamental para sua captura. Os sensores de calor usados pelo helicóptero da DEA são capazes de capturar ondas infravermelhas e convertê-las em imagens, o que permite que sejam feitas imagens com as diferentes temperaturas. Essa tecnologia é capaz de “ver” no escuro, em ambientes enevoados e “através” de objetos opacos.
No caso de Cavalcante, o helicóptero com o sensor sobrevoou uma mata na região onde o fugitivo havia disparado um alarme de segurança. Mesmo com uma tempestade que obrigou a retirada da aeronave, a equipe continuou fazendo um cerco ao fugitivo. Na manhã seguinte, ele foi encontrado deitado na grama e tentou fugir, mas foi imobilizado por um cachorro policial e algemado.
Após sua captura, Cavalcante recebeu tratamento médico no local por conta de uma “mordida leve” e foi encaminhado para uma prisão estadual diferente da instalação de onde havia fugido. As autoridades da Pensilvânia agradeceram os agentes envolvidos na busca e destacaram que a captura encerra o pesadelo das últimas duas semanas. É esperado que as condições na cadeia onde Cavalcante será mantido sejam mais rigorosas, levando em consideração a gravidade de seu crime e sua tentativa de fuga.