Atriz e poeta Elisa Lucinda será homenageada no 30º Festival de Cinema de Vitória

O 30º Festival de Cinema de Vitória terá como homenageada a atriz e poeta Elisa Lucinda. O evento terá início na próxima segunda-feira (18) e acontecerá no Centro Cultural Sesc Glória, localizado no centro da capital do Espírito Santo.

De acordo com a produtora executiva do festival, Larissa Delbone, Elisa Lucinda foi escolhida para receber a homenagem por diversas razões. Além de ser capixaba, a atriz dialoga muito com o objetivo do festival de valorizar o cinema brasileiro. “É uma mulher capixaba que tem tudo a ver com a nossa história e tem uma relação muito forte com o cinema brasileiro”, ressaltou Larissa.

O festival, que terá duração até o sábado (23), prestará uma homenagem especial a Elisa Lucinda. A atriz receberá o Troféu Vitória e um Caderno de Homenagem, assinado pelos jornalistas Lais de Mello Rocio, Leonardo Vais e Paulo Gois Bastos. A publicação abordará a vida e a trajetória profissional da homenageada. Elisa Lucinda, emocionada, declarou: “Estou me sentindo tão importante sendo homenageada no Festival de Cinema da minha terra. Sempre quis ser um orgulho capixaba. Não adianta nada fazer sucesso no mundo inteiro sem o aplauso da mãe da gente, sem o amor da aldeia”.

O festival contará com uma programação diversificada, incluindo mostras, oficinas e debates sobre os filmes exibidos. As atividades ocorrerão em três locais diferentes: o Sesc Glória, o Cine Metrópolis da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Hotel Senac Ilha do Boi. Todas as atividades serão gratuitas, possibilitando o acesso de um público diversificado.

Larissa Delbone destacou que o cinema brasileiro está vivendo um momento de grande produção e ressaltou a importância de aumentar as oportunidades de exibição para os filmes nacionais. Ela afirmou que o festival, que está celebrando 30 anos, é uma grande vitrine para o cinema brasileiro e contribui para ampliar o alcance das produções. “Fazemos do Espírito Santo, uma vez por ano, a maior janela de exibição do cinema brasileiro”, afirmou Larissa.

Para a edição deste ano, a organização recebeu 1,2 mil títulos de todo o Brasil e selecionou 100 filmes para serem exibidos. No dia 23, serão entregues prêmios em 37 categorias, incluindo o prêmio do júri popular.

Elisa Lucinda é uma artista completa, com uma carreira de 35 anos que abrange cinema, teatro, televisão e literatura. No cinema, ela participou de diversos filmes, sendo o mais recente “Por que Você Não Chora?”, de Cibele Amaral, pelo qual recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema de Gramado. Na televisão, ela atuou na novela “Vai na Fé”. Elisa também é uma escritora renomada, com 19 livros publicados, e fundou a Casa Poema, uma instituição que promove a poesia.

A homenagem a Elisa Lucinda no 30º Festival de Cinema de Vitória é um reconhecimento merecido a uma artista talentosa que tem contribuído significativamente para a cultura brasileira. O evento promete ser um marco na valorização do cinema nacional e na disseminação da arte para diferentes públicos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo