Um terço da população aprova e um terço rejeita Bolsonaro, diz Datafolha

Seis meses depois da posse do presidente Jair Bolsonaro, levantamento Datafolha mostra que o Brasil se divide em 3 grupos quando questionado sobre o trabalho do governante.

Para 33% dos entrevistados, Bolsonaro faz um trabalho ótimo ou bom. Para 31%, o governo é regular e para os outros 33% o desempenho é ruim ou péssimo, revela o MSN.

É o mesmo cenário de 3 meses atrás, quando o presidente completou os primeiros 100 dias no poder. Bolsonaro continua como o presidente com a pior avaliação no início do mandato desde o governo Collor – em 1990.

Neste meio tempo, Bolsonaro demitiu o ex-ministro da secretaria de governo, Santos Cruz; contingenciou os gastos na educação; enfrentou manifestações contra e atos a favor do governo e conseguiu a aprovação do texto da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara.

Eis um gráfico que mostra que a aprovação de Bolsonaro ainda é a menor entre os presidentes em 1º mandato pesquisados desde a redemocratização:

O percentual de eleitores que acham que o Bolsonaro fez menos pelo país do que esperavam foi de 61%, enquanto que aqueles que acham que o presidente surpreendeu positivamente foi de 13%. Outros 22% acham que ele fez o esperado.

Metodologia

O levantamento foi feito em 4 e 5 de julho e ouviu 2.860 pessoas com mais de 16 anos, em 130 cidades. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

08/07/2019