Novo trecho em duplicação da AL 101 Norte terá pontes para veículos, ciclistas e pedestres

As obras de duplicação na AL-101 Norte avançam agora para o trecho III, entre os bairros de Jacarecica e Garça Torta. Com uma extensão total de 3,5 quilômetros, o trecho em via dupla oferecerá mais segurança e mobilidade ao fluxo intenso de veículos, ciclistas e pedestres na região, com oito pontes novas no total: em Jacarecica, Sesc Guaxuma, Barrocão e Gurguri – duas em cada ponto.

Com exceção da ponte antiga de Jacarecica, que foi demolida e reconstruída, as demais existentes continuarão a ser utilizadas e outras duas novas serão construídas paralelamente às atuais, sendo uma delas para o sentindo inverso do fluxo de veículos e a outra para uso exclusivo de ciclistas e pedestres.

De acordo com Alcides Tenório, secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, no momento, a equipe trabalha na fase cravação de estacas na ponte do Sesc Guaxuma e na execução da infraestrutura das pontes de Jacarecica e Guaxuma. Após o período de chuvas, serão executados os serviços de terraplenagem, drenagem, relocação das redes elétricas e construção das pontes.

“Vamos aproveitar o período de inverno para executar a abertura da área e dar seguimento à duplicação, que vai desafogar o trânsito para o Litoral Norte, além do impacto positivo para o setor turístico e para os moradores da região, que ganham em mobilidade e segurança com essa obra”, observou o secretário.

A obra é executada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e tem investimento de R$ 22,1 milhões em recursos próprios. Os serviços de duplicação desse trecho estão previstos para serem concluídos no primeiro semestre de 2020.

Ascom – 27/07/2019