Luciano Barbosa destaca o poder transformador da educação na vida dos jovens

“Educação gratuita e de qualidade é a nossa meta”. Com essa fala, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, resumiu o compromisso do Governo de Alagoas e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na solenidade de formatura de 286 alunos do Ensino Médio que também cursaram o programa de educação profissional Mediotec. O evento aconteceu na sexta-feira (29), no ginásio da Escola Estadual Professora Izaura Antônia Lisboa (Epial), em Arapiraca.

Parceria entre o Governo Federal e os governos estaduais, o Mediotec proporciona a junção entre Ensino Médio e cursos profissionalizantes dentro do ambiente escolar. Os estudantes da modalidade têm aulas de disciplinas convencionais no período matutino e, no vespertino, conteúdo voltado para a área técnica do curso escolhido. O ingresso é feito a partir da 2ª série do Ensino Médio e a conclusão se dá ao mesmo tempo em que o aluno encerra seus estudos na Educação Básica.

Em seu discurso, Barbosa enfatizou ainda a importância da educação para a juventude. “A educação prepara para a vida e também profissionalmente. Queremos que os jovens alagoanos estejam nas melhores escolas e que as melhores escolas estejam em Alagoas. É para isso que a Seduc trabalha. Hoje vocês saem daqui preparados para ingressar no mercado de trabalho e é preciso que vocês se dediquem e estudem cada vez mais para alcançar seus sonhos”, pontou o secretário de Educação.

Na ocasião, Luciano Barbosa também agradeceu aos pais, professores, gestores e todos que se dedicam e trabalham em prol da Educação no Estado.

Na formatura, receberam o diploma de conclusão do Mediotec alunos das escolas estaduais Costa Rêgo e França Reis, ambas de Arapiraca; Maria de Lourdes, de Batalha; Humberto Mendes, de Palmeira dos Índios; Sena Dias, de Piranhas; e Mileno Ferreira, de Santana do Ipanema. Também se formaram os alunos do curso de Administração da Escola Estadual Pedro Reys, de Igreja Nova.

Novas perspectivas

Formado no curso de Bar e Restaurante, Daniel Araújo comemora a finalização de mais uma etapa em sua vida. Para ele, a aliança entre os Governos Federal e Estadual, por meio do programa Mediotec, proporcionou uma experiência única e extremamente produtiva. Daniel, que fez o curso quando aluno da Escola Estadual Costa Rêgo, é apaixonado por culinária e pretende se especializar ainda mais na área, com um curso de gastronomia.

“O curso foi bastante diversificado. Aprendemos a fazer alguns pratos e coquetéis, técnicas culinárias e tivemos a oportunidade de entrar contato com pessoas que atuam já na área, como empresários do ramo. Além de nos aproximar do mercado de trabalho, o curso fez com que passássemos a analisar ainda mais o futuro e que nos tornássemos mais maduros”, relatou Daniel.

Gabriel Andrade e Vitória Dias, formados pela Escola Estadual Maria de Lourdes, concordam que a chance de participar da primeira turma do curso de Agropecuária foi algo enriquecedor.

“Tivemos ótimos professores e estudamos em um curso técnico de graça, algo que, até então, só era possível se você fosse aluno do Instituto Federal de Alagoas. O Mediotec nos deu a chance de ampliar nosso conhecimento”, disse Gabriel.

Vitória vai além e diz que o curso fez com que mudasse o seu conceito sobre alimentação saudável. “Passei a ter uma nova visão sobre minha alimentação, principalmente em relação ao uso de agrotóxicos nas plantações. Passamos a prestar atenção de fato no que ingerimos e aprendemos não só ensinamentos voltados para a área profissional, mas para algo que está no nosso cotidiano, que importa para nossa saúde”, pontou a jovem.

Novas formaturas

As solenidades de colação de grau das turmas do Mediotec terão continuidade esta semana. Nesta segunda-feira (1º), a solenidade ocorre a partir das 18h no Teatro Sete de Setembro, em Penedo, com a formatura das turmas de Segurança do Trabalho, Restaurante e Bar, Guia de Turismo, Administração, Áudio e Vídeo, Eventos e Aquicultura das escolas estaduais Alcides Andrade (Penedo) e Firmo de Castro (Porto Real do Colégio).

Já no dia 3 de abril, às 14h, a Escola Estadual Moreira e Silva, no Cepa, sedia a solenidade de colação de grau dos cursos de Guia de Turismo, Agenciamento de Viagens, Informática, Contrarregra, Cartonageiro e Telemarketing.

Ascom – 01/04/2019